Executivo
Bolsonaro relativiza fome no Brasil e diz que não se vê pessoas na porta da padaria pedindo pão
26/08/2022 18:27
Suetoni Souto Maior
Bolsonaro durante entrevista em rádio. Foto: Marcello Casal Jr/ABr

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), relativizou os dados oficiais sobre o crescimento da fome no Brasil. Durante entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, nesta sexta-feira (26), ele disse que não se vê gente “pedindo pão” na porta de padaria. A frase foi uma reação a uma declaração da senadora e candidata à Presidência, Simone Tebet (MDB-MS). Em entrevista recente, ela apontou que existem 33 milhões de pessoas passando fome no país.

Um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, divulgado em junho, apontou que o Brasil soma cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente. “Essa senadora [Simone Tebet] aí, falou besteira aqui. Gente passa mal? Sim, passa mal no Brasil. Alguém já viu alguém pedindo um pão na porta, ali, no caixa da padaria? Você não vê, pô”, afirmou Bolsonaro, sem, mais adiante, negar a existência de pessoas passando fome.

“Até no interior tem gente que passa mal? Tem gente que passa mal, sim, mas quem, porventura, está na linha da pobreza aí passando fome, sim, deve ter gente que passa fome, é só… Inclusive, está na iminência aqui, da própria Caixa Econômica, junto com Ministério da Cidadania, ter um aplicativo para o cara se cadastrar no Auxílio Brasil sem depender de favores aí, de gente do município”, declarou o presidente.

À tarde, em entrevista a um podcast sobre fisiculturismo, Bolsonaro repetiu a fala. Ele também contestou a existência de mais de 30 milhões de brasileiros passando fome no país. “Se a gente for em qualquer padaria, não tem ninguém ali pedindo para você comprar um pão para ele. Isso não existe. Eu falando isso estou perdendo votos, mas a verdade você não pode deixar de dizer”, declarou.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave