Executivo
Bolsonaro ‘quebra’ resistência de Cabo Gilberto e Wallber e Queiroga tenta atrair Sérgio Queiroz para composição
07/03/2024 15:55
Suetoni Souto Maior
Marcelo Queiroga, Jair Bolsonaro e Cabo Gilberto discutem eleição em João Pessoa. Foto: Divulgação

A revolta na base bolsonarista não resistiu ao ‘feito à ordem’ convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O primeiro passo foi quebrar as resistências dos deputados Cabo Gilberto (federal) e Wallber Virgolino (estadual) ao nome de Marcelo Queiroga. Os três são filiados ao Partido Liberal e os parlamentares ameaçavam deixar a sigla desde quando o ex-ministro da Saúde foi escalado pela direção nacional para concorrer à prefeitura de João Pessoa. O nome do grupo era Nilvan Ferreira, que, preterido, acabou deixando o partido e a disputa na capital. Ele vai concorrer ao cargo de prefeito em Santa Rita.

O primeiro a ser “dobrado”, entre os “revoltosos”, foi o Cabo Gilberto. Nesta quinta-feira (7), ele posou para foto ao lado de Queiroga e de Bolsonaro. Em postagem nas redes sociais, falou que Virgolino o seguirá também no apoio à candidatura do partido, na capital. Também deu pistas sobre o passo seguinte nas articulações conduzidas pelo ex-presidente: convencer o pastor Sérgio Queiroz (Novo) a abraçar uma composição conservadora em João Pessoa. A meta é convencer o religioso, que disputou o Senado em 2022 e não foi eleito, a aceitar a vaga de vice na chapa de Queiroga.

O objetivo do grupo é evitar o racha na base bolsonarista. Antes do “apaziguamento” conduzido por Bolsonaro, o grupo caminhava para o lançamento de três pré-candidaturas. A leitura simples era a de que isso dificultaria a chegada de uma delas ao segundo turno. De acordo com o Cabo Gilberto, uma eventual composição de Queiroga com Sérgio Queiroz será discutida no próximo mês, quando Bolsonaro deve desembarcar em João Pessoa.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave