Executivo
Bolsonaro diz que está “99% fechado” para se filiar ao PL
08/11/2021 18:30
Suetoni Souto Maior
Jair Bolsonaro (C) está há dois anos sem partido. Foto Marcos Corrêa/PR

A “chance de dar errado [a negociação] é zero”. Esta é a conta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao praticamente cravar que vai se filiar ao PL. A sigla é comandada nacionalmente pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, o mesmo que foi condenado no escândalo do “mensalão” e também foi denunciado no caso do “petrolão”. Sobre as negociações, o gestor disse que o entendimento para a ida dele para a agremiação está “99% fechado”. Os últimos detalhes, ele afirma, serão tratados em reunião na proxima quarta-feira (10).

O presidente da legenda é ex-aliado do PT, foi condenado e preso no esquema do mensalão. Em áudio enviado por assessores nesta segunda-feira, Valdemar disse que Bolsonaro tem conversado com os três principais partidos da base de sustentação dele no Congresso para que todos sejam atendidos. Até bem pouco tempo, a expectativa era que ele se filiasse ao PP, mas o presidente diz que a situação está pacificada.

“Hoje ele me informou que falou com o Ciro [Nogueira, do PP], e com os outros partidos. Temos que nos entender para que todos sejam atendidos. Política é isso. Hoje o PP tem a presidência da Câmara, amanhã, vamos querer ter essa presidência. Tem a eleição do Arthur e nós vamos apoiar? E depois de nós, vai vir o PRB (Republicanos) todos temos que crescer. Não pode ficar para trás. Se temos um grupo temos que estar unidos”, disse Valdemar.

“Ele [Bolsonaro] falou comigo que falou com o Ciro hoje e o Ciro entendeu. Vamos tocar para frente o assunto e vamos entender quando vamos fazer essa filiação”, continuou.

O presidente foi eleito fazendo muitas críticas ao centrão, porém, no governo, foi gradativamente fazendo o caminho em direção ao grupo. Atualmente, os partidos de centro representam a principal parcela da base de apoio do presidente no Congresso. Antes dele, eles estiveram com Michel Temer (MDB), com Dilma Rousseff (PT), Lula (PT), Fernando Henrique Cardoso (PSDB)…

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave