Executivo
Base de apoio a Bolsonaro, PP rivaliza com PL em 19 estados, inclusive na Paraíba
12/08/2022 07:42
Suetoni Souto Maior
Aguinaldo Ribeiro durante evento de filiações promovido pelo PP, ao lado de Ciro Nogueira. Foto: Divulgação

A política de alianças do PP, em todo o Brasil, tem contraposto as posições nacionais e os arranjos locais. O partido, apesar de apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela reeleição, faz oposição ao gestor e ao seu partido na maioria das unidades da Federação. Para ser mais exato, em apenas sete delas o alinhamento é verificado. A maioria, precisamente 19 estados, trabalha em trincheiras diferentes da encampada pelo presidente. Um exemplo disso é a Paraíba, onde a agremiação está na base de apoio do governador João Azevêdo (PSB), contra o candidato do PL, Nilvan Ferreira.

Em terras paraibanas, o PP, inclusive, integra a chapa majoritária, com a indicação de Lucas Ribeiro para o cargo de vice-governador. Atualmente, ele é vice-prefeito de Campina Grande. O posicionamento conflita com o plano nacional, no qual o partido figura como o principal fiador da busca da reeleição pelo presidente. Um dos maiores entusiastas deste projeto é o senador Ciro Nogueira, atual chefe de gabinete do presidente. Ele, inclusive, veio à Paraíba neste ano para agenda com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro.

As siglas são aliadas em 7 estados. Apenas em um estado, o Tocantins, um dos partidos não declarou apoio a ninguém. O prazo final para as convenções partidárias se encerrou na sexta-feira (5). As unidades da Federação onde há alinhamento entre PP e PL são Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Amapa, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Pará. Bolsonaro, que se lançou numa chapa pura com o general Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa), também do PL, de vice, também tem entre seus escudeiros Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave