Para que todos os públicos, a partir dos seis meses de idade, possam manter a prevenção com as vacinas ativas das Campanhas contra Influenza e Covid-19, a Prefeitura de João Pessoa mantém, nesta segunda-feira (8), um posto móvel aberto até as 22h, como é o caso do Mangabeira Shopping. Para facilitar o acesso das pessoas, os serviços de saúde, as salas de vacinas na Rede Municipal começam a funcionar a partir das 7h, espalhados por diversos bairros na Capital.
Além das Unidades de Saúde da Família (USF), os usuários podem procurar também as Policlínicas Municipais e o Centro de Imunização. “Dentro da assistência preventiva, as pessoas precisam compreender o quão é necessário manter a caderneta de vacinação atualizada, seja da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Essa atualização significa que o usuário está se protegendo e protegendo toda sua família de todas as doenças que circulam na região onde reside e, para as quais já existem vacinas”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
Covid-19
Estão sendo ofertadas as vacinas contra a Covid-19 para o público a partir dos seis meses de idade. O imunizante da Pfizer Bivalente foi ampliado e é ofertado para toda população acima dos 18 anos de idade além de pessoas imunocomprometidas, com deficiência e comorbidades acima de 12 anos de idade.
Para tomar o imunizante da Pfizer bivalente, é necessário que o usuário tenha recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes: a partir de 4 meses da última dose de reforço monovalente ou última dose do esquema primário.
Influenza
A Campanha de vacinação contra Influenza também está ativa e o imunizante é disponibilizado em todas as salas de vacina da Capital, apenas para pessoas que fazem parte do grupo prioritário. A vacinação tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, na população-alvo para a vacinação.
Grupo prioritário para Influenza
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com idade superior a 60 anos de idade; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Pessoas com deficiência permanente; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Com informações da Secom-JP
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni