Executivo
Ataque de ex-primeira-dama ao prefeito de Sapé escancara que as pessoas perderam a noção do ridículo
14/08/2023 14:18
Suetoni Souto Maior
Major Sidnei diz que foi agredido pela ex-primeira-dama. Foto: Reprodução/Youtube

Alguns milhares de anos separam o conceito aristotélico de que o objetivo principal da política é criar amizade entre os membros da cidade e o barraco ocorrido em um shopping de João Pessoa, neste fim de semana. De um lado está o conceito clássico e agregador da palavra. Do outro, uma briga sem sentido republicano, puxada pela ex-primeira-dama de Sapé, Tereza Carneiro, com o atual prefeito da cidade, Major Sidnei. As consequências da contenda iniciada com um “olha o prefeito ladrão de Sapé”, em referência a Sidnei, acabou com denúncias de agressão e queixas mútuas na delegacia.

Adversários políticos na cidade, a ex-primeira-dama e o prefeito protagonizaram um espetáculo deplorável. Fosse o episódio um jogo de oito erros, o primeiro, indubitavelmente, seria o ataque gratuito da mulher ao gestor. Afinal, seja ele corrupto ou não, a instância para esta discussão é a Justiça e não uma praça de alimentação. Por outro lado, houve denúncia de Tereza Carneiro de que depois de todo o ocorrido, o pai dela acabou sendo agredido por pessoa próxima ao prefeito. O caso, lógico, precisa ser investigado pelas autoridades.

Mas o que fica evidenciado dessa história como um todo é que as pessoas perderam a noção do ridículo. Talvez a culpa seja uma contraindicação do mau uso das redes sociais. E esse é um fato registrado em todo o Brasil, e mesmo quando as pessoas estão fora do país. Não faz muito, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi xingado e o filho agredido por um casal brasileiro quando eles se preparavam para retornar ao Brasil, vindos de Roma, na Itália. Coisa semelhante já aconteceu com o presidente Lula (PT) e também com os ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB).

Em relação à agressão verbal contra o prefeito, a Famup divulgou nota. A insatisfação da categoria é legítima, mas cá para nós, a prática só será coibida quando existir lei específica com multa pesada para os agressores.

Veja a nota da Famup

NOTA

A Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) vem a público repudiar os ataques sofridos pelo prefeito de Sapé, Major Sidnei, que foi agredido pela esposa de um ex-prefeito do município, Tereza Carneiro, quando estava com a família em um shopping na Capital, neste último domingo (13), Dia dos Pais.

A Famup entende que as divergências de ideias, pensamentos e ideológicas são comuns à atividade política. Mas, ressalta que ataques pessoais e agressões verbais ou físicas ultrapassam o limite do campo dos pontos de vista diferentes e entram em uma esfera perigosa para a democracia.

Não podemos aceitar ou normalizar esse tipo de atitude. É preciso tratar com o rigor da lei os excessos e repudiar toda a qualquer atitude de violência na política.

A Federação se solidariza com o prefeito Major Sidnei e com sua família e destaca a sua serenidade e correção ao enfrentar uma situação de extrema agressão pública junto aos seus familiares em uma data tão significativa. A ele nosso respeito e apoio.

Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup)

João Pessoa, 14 de agosto de 2023

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave