O governador João Azevêdo (PSB) estendeu um tapete vermelho, nesta quarta-feira (2), para receber o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB). Ele ouviu as demandas do parlamentar, assumiu compromissos e apresentou demandas a serem cumpridas também pelo deputado de oposição. Declarações amigáveis foram dadas por ambos após o encontro. Isso é o que há de oficial do encontro. Mas para além disso, de acordo com o apurado pelo blog, a visita foi um passo de Tovar em direção a uma provável composição com a base aliada do governador na Assembleia Legislativa.
O que poderia parecer estranho há alguns anos, agora é facilmente aceito e explicado por políticos e amigos do parlamentar. Todas as justificativas, vale ressaltar, giram em torno do tratamento dispensado pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), aos aliados de primeira hora. Há quem diga que Tovar não teve a atenção esperada do gestor durante a campanha eleitoral do ano passado, na qual conseguiu a reeleição com muita dificuldade. Enquanto isso, como muitos, tem visto a chegada de novos aliados com tapete vermelho estendido ao grupo do prefeito. O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) é um exemplo.
Principal cabo eleitoral de Bruno em 2020, o ex-prefeito e atual deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) é outro exemplo de quem pode migrar para a base do governador. É cada vez maior o número de aliados do prefeito que veem o ex-mandatário como potencial candidato em 2024. Apesar do perfil discreto, Romero não esconde o poço de mágoas que nutre em relação ao ex-afilhado político. A aliados, reclama do tratamento recebido de Bruno após a eleição de 2020. Ele foi totalmente excluído de qualquer influência na atual gestão.
Do outro lado, ficou claro no staff do governo a intenção de atrair Tovar para a base aliada. Atualmente, há 24 deputados governistas na Assembleia Legislativa. É um grupo coeso e suficiente para aprovar o que quiser na Casa, porém, uma eventual ida do tucano fortaleceria o bloco de João Azevêdo para as eleições do ano que vem, inclusive em Campina Grande, onde os socialistas nunca tiveram vida fácil. Para se ter uma ideia da atenção dada, o texto que divulgou o conteúdo da reunião desta quarta foi escrito e enviado pelo próprio secretário de Comunicação, Nonato Bandeira.
Não será surpresa para ninguém se o próximo passo for a recepção de Romero Rodrigues. As conversas já foram iniciadas, pelo que foi apurado pelo blog. Uma evidência da aproximação é o próprio Tovar, um aliado de primeira linha do ex-prefeito. Nas entrevistas recentes, João Azevêdo deixou claro o interesse de confrontar Bruno nas urnas. Uma opção seria a senadora Daniella Ribeiro (PP), mas não dá para excluir Romero deste xadrez. As conversas estão a todo vapor e não é difícil imaginar as cenas dos próximos capítulos.
Por Beatriz Souto Maior
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni