Executivo
Após reunião com entidades, João anuncia aumento de 10% para PMs e incorporação de 80% da bolsa desempenho
04/01/2022 13:36
Suetoni Souto Maior
Policiais Militares têm rejeitado os plantões nos fins de semana em protesto contra o governo. Foto: Divulgação/Secom-PB

O governador João Azevêdo (Cidadania) colocou na mesa de negociações nesta terça-feira (4) uma proposta de reajuste salarial para policiais militares e bombeiros que prevê reajuste imediato de 10% nos salários e 80% de incorporação da bolsa desempenho. A proposta, que dificilmente será reproduzida para outras categorias, será levada pelas entidades representativas das categorias para decisão em assembleia. O movimento do gestor ocorre após manifestações promovidas por profissionais da segurança pública, incentivados por deputados e dirigentes de partidos ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante o evento, o governador anunciou que a incorporação de 80% do bolsa desempenho ocorrerá em 36 meses, sendo os primeiros 20% concedidos agora. Terá mais 20% daqui a 12, 24 e 36 meses. Os 10% de reajuste ocorrerão também de forma imediata. Um dos temores dos governistas é o de que ocorra, na Paraíba, o mesmo verificado no Espírito Santo e no Ceará, nos últimos anos, onde houve amotinamento dos policiais e bombeiros. No Ceará, o senador Cid Gomes (PDT) chegou a ser baleado enquanto tentava invadir o ambiente onde os PMs estavam amotinados.

A incorporação do bolsa desempenho, segundo o governador, vai acontecer de forma gradativa e vai permitir que os policiais reformados possam levar parte do benefício para a aposentadoria. Outro ponto anunciado foi o envio de um projeto para a Assembleia Legislativa prevendo a redução do tempo necessário para promoção. A própria incorporação do bolsa desempenho será objeto de um projeto enviado à Assembleia Legislativa. João Azevêdo disse esperar que as propostas sejam aceitas pela categoria.

O governador também apresentou como proposta para os policiais a elevação da hora-extra para as datas especiais. Ela corresponderá a 100% em dias como os feriados de Natal e Carnaval, para citar alguns dos exemplos. O gestor diz que o bolsa desempenho existe a 12 anos e que agora se corrige uma distorção criada lá atrás.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave