Legislativo
Após falar em tirar Assembleia do Centro, Galdino reavalia posição e articula espaço próximo à sede atual
26/05/2024 09:27
Suetoni Souto Maior
Adriano Galdino quer ampliar espaços da Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação/ALPB

O movimento de transferência da Assembleia Legislativa para uma área próxima à Promac, na BR-230, perdeu força na Casa. O plano era apontado como meta pelo presidente do Poder, Adriano Galdino (Republicanos), mas começou a ser revisto. O objetivo agora é manter toda a estrutura no Centro, em área próxima à sede atual, nos moldes do que está sendo feito pela Câmara de Vereadores. O espaço em vista ainda não foi revelado, mas o blog apurou que as primeiras reuniões em torno do assunto já ocorreram.

A posição está em consonância com o movimento puxado por Câmara de Vereadores, governo do Estado e prefeitura de João Pessoa para o resgate do Centro da Cidade. Há muito os deputados e servidores da Assembleia Legislativa reclamam da estrutura atual, que não oferece condições adequadas para o funcionamento de gabinetes e o estacionamento tem vagas limitadas. O objetivo é levar toda a estrutura de gabinetes e plenários para uma área maior, que dê suporte à atividade parlamentar, sem abandonar a área central da capital.

A posição estanca um movimento de perdas no entorno da Praça dos Três Poderes. Atualmente, o Palácio da Redenção está em reforma e será transformado em museu. O governador João Azevêdo (PSB), no entanto, anunciou a realização de reformas no antigo prédio do Comando da Polícia Militar, para que ele possa funcionar como o Palácio dos Despachos. Com isso, a cadeia de comando do governo continuará no Centro.

O plano anterior de Galdino era convencer o Ministério Público da Paraíba a doar um terreno localizado próximo à Promac. Segundo ele, para a construção do novo prédio, ele já teria pouco mais de R$ 4 milhões aplicado, fruto do leilão da folha de pessoal, que foi vendido para a Caixa Econômica, e mais R$ 5 milhões já aplicados, que poderiam ser usados para a obra. O restante precisaria ser levantado por meio de empréstimo.

Mas de acordo com o que foi apurado pelo blog, a meta agora é focar a permanência no Centro.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave