O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a direcionar suas atenções para a política paraibana. Em entrevista ao Programa Hora H, nesta quarta-feira (9), transmitida pelo podcast No Olho do Furacão, Bolsonaro anunciou os nomes que pretende apoiar nas eleições estaduais. Para o Senado, o escolhido é o pastor Sérgio Queiroz (PL). Já para o governo estadual, o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (PL), foi indicado, embora o próprio Bolsonaro reconheça os desafios da candidatura.
“Eu recebi a incumbência do partido para dar uma atenção especial para o Senado. Então, na Paraíba, é o pastor Sérgio, que é o nosso candidato. Para o governo está pré-acertado o Queiroga, que está indo para o sacrifício, que sabemos da dificuldade”, afirmou Bolsonaro. Os dois disputaram as eleições, em 2024, para prefeito e vice de João Pessoa, mas foram derrotados pelo prefeito Cícero Lucena (PP) no segundo turno.
A declaração evidencia a percepção do ex-presidente sobre a complexidade do cenário político local. Ao utilizar o termo “sacrifício” para descrever a candidatura de Queiroga, Bolsonaro sinaliza que a disputa pelo governo paraibano será árdua, possivelmente devido, considerando o histórico desfavorável de nomes de seu campo político no Nordeste.
Além das indicações, Bolsonaro mencionou o deputado federal Cabo Gilberto Silva como uma “grande liderança” do PL na Paraíba e expressou expectativa quanto à permanência do deputado federal Wellington Roberto no partido.
“Temos o Cabo Gilberto, a nossa liderança aí, o Wellington Roberto, ele continua no partido ainda, mas perdeu a executiva estadual, gosto muito dele, acredito que ele dispute a reeleição e estamos nesse quadro que está aí”, disse o ex-presidente.
Essas movimentações refletem a tentativa de Bolsonaro de consolidar sua influência na Paraíba, articulando candidaturas e fortalecendo alianças. Resta saber como essas estratégias se desenrolarão no tabuleiro político estadual e qual será a receptividade do eleitorado paraibano às indicações do ex-presidente.
Confira o trecho da entrevista a seguir:
Por: Beatriz Souto Maior
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni