Legislativo
Após construir maioria, Republicanos resolve ‘briga’ interna e lançará Branco e Galdino para presidentes da Assembleia
04/12/2022 19:29
Suetoni Souto Maior
Adriano Galdino e Branco Mendes (D) se reúnem com João Azevêdo (C) e tratam sobre eleição na Assembleia. Foto: Divulgação

Se não houver “traição” na base aliada, os deputados Branco Mendes e Adriano Galdino, ambos do Republicanos, vão comandar a Assembleia Legislativa pelos próximos quatro anos. O consenso em relação aos nomes foi costurado pelo presidente estadual da sigla, Hugo Motta, e levado neste domingo (4) ao governador reeleito João Azevêdo (PSB). A equação contou com a saída de Wilson Filho da disputa e a avaliação sobre os nomes que melhor transitaram entre os aliados na busca por votos para o comando da Casa.

O entendimento construído neste fim de semana consiste no lançamento de Branco Mendes para a disputa do primeiro biênio e do atual presidente da Casa, Adriano Galdino, para o segundo biênio. Galdino seria o favorito, inclusive, para comandar o Legislativo pelos próximos dois biênios, porém, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe um terceiro mandato sequencial surgiu como impeditivo. O parlamentar, por isso, trabalhou para ter o nome assegurado para o biênio 2025/2026. O grupo assegurou o voto de 22 deputados, porém, fala-se que esse número pode chegar a 26.

“Por unanimidade, a bancada estadual definiu neste domingo (4) os nomes do deputado estadual Banco Mendes como candidato à presidência da Assembleia Legislaiva da Paraíba no primeiro biênio e do deputado estadual Adriano Galdino para o segundo biênio”, diz a nota divulgada após a reunião com o governador. Nela, aparecem Hugo Motta, João Azevêdo, Adriano Galdino, Branco Mendes e Wilson Filho, que retirou a candidatura.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave