Acabou o imbróglio. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o grupo AG Hotéis e Turismo S.A., de Natal, é o legítimo dono do Hotel Tambaú. A briga que travava o futuro do icônico cartão postal de João Pessoa teve um desfecho na tarde desta terça-feira (13), com julgamento da Quarta Turma da Corte.
O ministro Marco Buzzi, relator do caso, reconheceu a validade do terceiro leilão realizado pela massa falida da Rede Tropical, que conferiu a posse do hotel ao grupo potiguar. O voto dele foi seguido, sem contestação, pelos demais ministros da turma. Decisão unânime. A empresa AG Hóteis e Turismo S.A é um braço do grupo A. Gaspar, sediado no Rio Grande do Norte.
A novela jurídica começou após o grupo paraibano Ampar, do suplente de senador André Amaral, contestar o resultado do leilão. A empresa havia conseguido uma decisão favorável em instância inferior, que agora caiu por terra em Brasília. A briga jurídica se estendia desde 2021. Enquanto isso, o Hotel Tambaú, fechado e cada vez mais entregue ao abandono, virou símbolo do impasse judicial.
Após a derrota no STJ, o grupo Ampar prometeu recorrer da decisão. O advogado e porta-voz do grupo, Rui Galdino, classificou a decisão como “absurda” e disse que causou “indignação”. Segundo ele, a Ampar havia vencido cinco dos seis recursos até agora.
O Hotel Tambaú, um dos principais cartões-postais da orla de João Pessoa, foi inaugurado no início da década de 1970 e foi um marco arquitetônico e turístico da cidade. Mas o hotel teve que ser leiloado para pagamento de dívidas da Rede Tropical de Hotéis, que pertencia à antiga Varig. Após ser arrematado duas vezes, ele está fechado por causa de uma briga judicial que se prolonga desde 2021.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni