Apesar da empolgação dos aliados do presidente da Assembleia, Adriano Galdino (Republicanos), o deputado estadual Branco Mendes, do mesmo partido, ainda não fechou questão em relação à desistência de disputar o comando da Assembleia Legislativa. Ele se reuniu nesta terça-feira (3) como o atual mandatário da Casa e o tema foi colocado na mesa. A proposta é que ele componha a chapa e assuma a corregedoria. A decisão de retirada da postulação já é dada como certa entre os aliados de Galdino, mas o parlamentar revelou por meio de sua assessoria que ainda vai refletir sobre o assunto.
O blog tentou falar com o deputado mais cedo, mas não conseguiu. A assessoria do parlamentar informou que ele viajou para Piancó, no Sertão, e vai tirar os próximos dias para refletir. A promessa é a de que Branco se posicionará sobre o assunto na semana que vem. Pelo acordo anterior, o parlamentar disputaria a presidência da Casa no primeiro biênio e Galdino no segundo. O fim do impedimento legal, no entanto, fez com que o atual mandatário da Assembleia iniciasse o movimento para disputar a reeleição, já para o primeiro biênio.
Galdino diz ter conseguido o apoio de 33 deputados e trabalha para construir o consenso. Ao todo, são 36 votos possíveis. Em pronunciamento na semana passada, Branco foi muito duro nas críticas ao atual presidente e cobrou reciprocidade por ter apoiado todas as disputas anteriores do colega de partido. De lá para cá, houve um trabalho para acalmar os ânimos na base. Nos corredores da Assembleia, a informação corrente é a de que o acordo foi fechado. Branco, porém, disse ter pedido um tempo para dar a resposta.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni