Falta pouco mais de 20 dias para o fim do prazo de desincompatibilização, porém, poucos secretários estaduais até agora manifestaram o desejo de deixar o governo para se aventurar nas eleições. Um levantamento feito pelo blog na relação dos auxiliares do governador João Azevêdo (PSB) revelou apenas um nome certo para a disputa. Trata-se do secretário de Articulação Política do Estado, Murilo Galdino. Ele é irmão do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), e trabalha com a perspectiva de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Outro nome lembrado é o do secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, também para a disputa do cargo de deputado federal. Ele, porém, ainda não tornou pública a decisão. Este, certamente, é o menor número de postulantes saídos de uma gestão estadual dos últimos 30 anos. A tradição indica a saída de cinco a sete nomes do primeiro e do segundo escalões para a disputa das eleições. O prazo para a desincompatibilização do cargo, no caso dos secretários, é o dia 2 de abril.
Outro nome que é cotado no governo para a disputa das eleições deste ano é do coronel Euller Chaves, comandante da Polícia Miliar da Paraíba. Mas não há definições a esse respeito. Também não deve ser candidato o secretário de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira. O auxiliar do governo foi vereador de João Pessoa e era nome dado como certo para a disputa do cargo de deputado estadual, porém, ele não tem demonstrado interesse. Na mesma função, a hoje deputada Cida Ramos (PT) foi eleita em 2018.
Procurados, deputados e auxiliares ligados à área política do governo demonstram surpresa com o quadro, mas dizem que isso tem a ver com o caráter técnico da equipe. O próprio João Azevêdo foi um quadro retirado da manga do ex-governador Ricardo Coutinho, justamente do quadro técnico. O quadro atual, com a equipe escolhida por João, faz bem a linha do criador inspirando a criatura. Poucos nomes caíram em campo e agora se habilitam para a disputa. Ou seja, em poucos dias, veremos a menor reforma administrativa dos últimos tempos.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni