A baixa procura dos jovens pela retirada do título de eleitor fez com que famosos e influencers entrassem na campanha para convencer os maiores de 16 anos a procurarem a Justiça Eleitoral para tirar o documento necessário para ter direito ao voto. Nas últimas 24 horas, a cantora Anitta fez várias publicações no Instagram e no Twitter convocando os futuros eleitores. O mesmo foi feito pela influencer paraibana GKay (@gessicakayane), dona de 19,2 milhões de seguidores no Instagram, além de Juliette, com 33 milhões de seguidores e Luísa Sonza (@luisasonza), com mais de 28 milhões.
A movimentação tem sentido. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou, no mês de fevereiro, o menor número de adolescentes de 16 e 17 anos com título de eleitor da história. Foram contabilizados mais de 830 mil jovens com o documento até o momento. Nas últimas eleições gerais, em 2018, foram mais de 1,4 milhão de pessoas da faixa etária aptas para votar no mesmo mês. Considerando as mais de 6 milhões de pessoas com 16 e 17 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de jovens com título de eleitor em 2022, até agora, representa cerca de 13,6% do total de habilitados.
“Vocês ficam falando: Anitta, faça alguma coisa! Estou cansada de carregar esse país nas costas. Vamos coçar o saco e fazer alguma coisa vocês também. Mulheres, homens, jovens, adolescentes, vai (SIC) tirar esse título de eleitor. Pior taxa da história de quem vai tirar título. Vamos embora, vamos embora, vamos embora, que eu já estou fazendo demais também. Uma hora eu vou cansar, hein! Uma hora eu vou sair correndo e vocês vão ficar sem motivo pra sorrir. Estou zoando, gente! Vamos lá pelo amor de Deus para mudar esse presidente. Vamos lá pelo amor de Deus, vamos tirar esse título”, disse ela no Instagram.
A influencer GKay usou o Instagram para pedir que os seguidores saiam das redes sociais e corram para fazer o título de eleitor. O lema é o mesmo seguido por Juliette e Luísa Sonza. Nas eleições de 2018, segundo o TSE, em outubro, período eleitoral, havia 1.400.613 adolescentes de 16 e 17 anos aptos para votar. São cerca de 30 mil pessoas a menos que as cadastradas em fevereiro do mesmo ano. Em fevereiro de 2018, o percentual era de 23,3%.
O cadastro eleitoral para novos eleitores será encerrado no dia 4 de maio. O requerimento pode ser feito online, no portal do TSE. É necessário enviar ou digitalizar documentos como identidade e comprovante de residência, além de informar um telefone de contato caso o cadastro esteja incompleto. Em nota, o TSE esclareceu que há variações nos números avaliados mensalmente por conta de eventos como transferências, cancelamentos, revisão eleitoral ou processos para novos títulos. O número de eleitores para outubro só estará disponível após o encerramento do cadastro.
Para especialistas, o desinteresse dos mais jovens pela política é a força motriz para a baixa procura pela emissão do título. A queda, para o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Jairo Nicolau, não é algo novo e tem sido observada ano após ano. Ele destaca a falta de identificação partidária dos jovens como a principal barreira.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni