O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) decidiu radicalizar. Depois de prometer entrar em greve de fome, passou a noite no chão de um dos plenários de comissão da Câmara dos Deputados. A justificativa: só sai dali quando o processo que pode cassar seu mandato tiver um desfecho. A decisão ocorre após o parecer do Conselho de Ética da Casa, que recomenda a perda do mandato do parlamentar. O motivo remonta a abril do ano passado, quando Glauber se envolveu em uma confusão e chegou a chutar um militante do MBL (Movimento Brasil Livre).
A agressão ocorreu após o militante provocar o parlamentar e xingar a mãe dele. Diante do parecer, Glauber não dá o processo como encerrado. Disse que vai usar todos os recursos possíveis para se defender, tanto na esfera legislativa quanto na Justiça. Ele acusa o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de perseguição. O próximo passo deve ser na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que pode rever o parecer antes da votação no plenário. Enquanto isso, ele segue acampado no Congresso. Literalmente.
Após a decisão do Conselho de Ética, deputados do Psol e do PT anunciaram obstrução às votações em Plenário como crítica à condução do processo contra o deputado Glauber Braga. O colegiado aprovou o pedido de cassação do deputado fluminense por 13 votos a 5, e a decisão final caberá ao Plenário.
Para o líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), a reunião desta quarta-feira (9) do Conselho de Ética trouxe “para o colo” da Câmara uma crise de enorme proporções. “Temos um deputado em uma sala de comissão em greve de fome. E quem decidiu acompanhá-lo foi Luiza Erundina. Uma saída tem de ser encontrada”, disse Lindbergh.
Ele se referiu ao anúncio do deputado Glauber Braga de permanecer sem se alimentar enquanto durar seu processo de cassação. Logo após a decisão de Braga, a deputada Luiza Erundina (Psol-SP), de 90 anos, decidiu se juntar ao protesto e permanecer ao lado do deputado no plenário do Conselho de Ética.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni
22/04/2025 09:04
18/04/2025 09:44
17/04/2025 16:56