Executivo
Alinhamento entre João e Cícero liquida plano do PSB em João Pessoa, mas jogo continua em aberto em Campina
26/12/2023 16:50
Suetoni Souto Maior
Cícero Lucena, João Azevêdo e Léo Bezerra durante anúncio de obras para a capital. Foto: Divulgação/Secom-PB

O PSB do governador João Azevêdo chega ao fim do ano com os planos resolvidos em relação a João Pessoa. Se antes o partido demonstrava apetite em relação a uma eventual disputa pela prefeitura, agora os sinais mais fortes seguem na linha da manutenção da aliança com o prefeito Cícero Lucena (PP). Os dois gestores, inclusive, têm alinhado as agendas administrativas, para evitar especulações. Nesta terça-feira (26), fizeram anúncio conjunto de obras para a capital. O governador, com lançamento de empreendimentos na área hídrica, e o prefeito, para a habitação. O mesmo não pode ser dito em relação a Campina Grande.

Para a Rainha da Borborema, o partido emitiu sinal de impaciência em relação ao deputado federal e ex-prefeito Romero Rodrigues (Podemos). O parlamentar era tratado como um nome para a disputa das eleições com apoio do governador, fazendo oposição ao prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil). O gestor campinense, diga-se de passagem, é dos poucos que o governador vê como adversário a ser batido. Só que Romero, tido como um dos nomes para a missão, emite sinais dúbios em relação à disposição de entrar na disputa, mesmo sem esconder os dissabores em relação ao prefeito, apoiado por ele em 2020.

O recado para Romero foi dado pelo presidente estadual da sigla, Gervásio Maia, para quem o PSB não tem por que esperar pelo ex-prefeito. A dificuldade latente para o grupo, no entanto, continua sendo a falta de um nome eleitoralmente forte. Já se falou muito sobre uma eventual candidatura do secretário Jhony Bezerra (Saúde), mas a disposição foi arrefecendo depois do surgimento do nome de Romero como opção. Outro caminho que surge no horizonte é o apoio à senadora Daniella Ribeiro (PSD), que não esconde de ninguém o desejo de disputar o cargo. O tema deve voltar à mesa de discussões em janeiro.

Certo mesmo, na política de alianças, está o caso de João Pessoa, com a provável manutenção de Léo Bezerra na condição de vice na chapa do atual prefeito. Ele esteve nesta terça na solenidade com João e Cícero e posou para foto ao lado dos dois. O governador anunciou investimento de R$ 185 milhões para a construção da barragem de Cupissura e a conclusão da adutora Translitorânea 2ª etapa. Já o prefeito, no mesmo evento, anunciou a construção de um condomínio no bairro de Gramame, que vai beneficiar 416 famílias. O investimento é de R$ 58 milhões, em recursos dos governos Federal, Municipal e Estadual.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave