Executivo
Agenda para poucos: bancada e lideranças recepcionam Lula em evento privado no Estado
22/03/2023 07:42
Suetoni Souto Maior
Lula fará o lançamento do programa já apelidado de Novo PAC. Foto: Divulgação

A passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela Paraíba, nesta quarta-feira (22), será um evento para poucos. Ele participa da inauguração do Parque Eólico Chafariz, que fica localizado no município de Santa Luzia, no Sertão. A empresa pertencente ao grupo Neoenergia, mas recebeu incentivos federais desde a concepção, ainda durante o governo de Dilma Rousseff (PT). O evento organizado pelos donos do empreendimento contempla no máximo 150 pessoas. Toda a bancada federal paraibana foi convidada, mas da Assembleia Legislativa, por exemplo, foram chamados apenas presidente e vice.

O presidente desembarca em Campina Grande, às 9h30, de onde segue com a comitiva em dois helicópteros para Santa Luzia, no Sertão. A cerimônia de inauguração está prevista para as 11h. Antes disso, na Rainha da Borborema, ele será recepcionado pelo prefeito da cidade, Bruno Cunha Lima (PSD). O mandatário apoio a tentativa frustrada de reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas aceitou o convite para a recepção do petista. Lula também será aguardado na cidade pelo governador João Azevêdo (PSB) e lideranças locais.

Daí, Lula seguirá com João Azevêdo e a primeira-dama Janja Lula da Silva em um dos helicópteros. O fotógrafo Ricardo Stuackert também segue com eles. Na outra aeronave, seguirão 16 pessoas da comitiva. Entre elas estarão integrantes da bancada federal paraibana. A relação inclui os senadores Veneziano Vital do Rêgo e Daniella Ribeiro e os deputados federais Damião Feliciano, Gervásio Maia e Murilo Galdino. No mesmo espaço estarão os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).

O senador Efraim Filho (União Brasil) também foi convidado e tem ido a algumas agendas do governo, apesar de ter apoiado também a tentativa frustrada de Bolsonaro no ano passado. Ele publicou nota nas redes sociais agradecendo o convite e justificando a ausência. “Recebi o convite da presidência da República para acompanhar o presidente Lula em viagem oficial à Paraíba. Agradeço o convite, porém devido aos compromissos de líder da bancada do União e do Bloco, a frente das votações em plenário neste dia, não poderei acompanhar a comitiva”, explicou.

Para o evento, ao contrário dos anteriores, não haverá comitiva de petistas. O empreendimento é um complexo híbrido de energia eólica e solar, composto por 15 parques com 136 aerogeradores e com capacidade instalada de 471 MW. O investimento para a implantação do complexo foi de R$ 3 bilhões e contribuirá significativamente para a segurança do setor elétrico e do sistema energético de transmissão nacional.

A Neoenergia também está construindo na região linhas de transmissão adquiridas no lote 6 do leilão 002/2017 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O novo parque solar está localizado a aproximadamente 11 quilômetros da subestação Santa Luzia II, que integra o projeto.

Confira a agenda completa do presidente

07h15
Partida para Campina Grande (PB)

09h30
Chegada em Campina Grande (PB)

11h00
Cerimônia de lançamento do Complexo Renovável Neoenergia – Parque Eólico Chafariz
Santa Luzia (PB)

13h00
Partida para Recife

13h20
Chegada em Recife
Base Aérea do Recife

14h00
Assinatura de Atos Alusivos à homologação do Acordo de Noronha

14h15
Almoço oferecido pela Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra

16h00
Cerimônia de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Recriação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF)
Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)

19h00
Partida para o Rio de Janeiro

21h30
Chegada ao Rio de Janeiro
III Comando Aéreo (COMAR)

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave