Executivo
Agenda com Lula terá João frente à frente com Zema, após mineiro estimular união de Sul e Sudeste contra o Nordeste
10/08/2023 18:46
Suetoni Souto Maior
Lula fará o lançamento do programa já apelidado de Novo PAC. Foto: Divulgação

O governador João Azevêdo (PSB) vai ao Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (11), para participar do lançamento do Novo PAC. O evento convocado pelo presidente Lula (PT) promete uma saia justa sem tamanho para o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Ele ganhou destaque no fim de semana por causa de declarações dadas ao jornal O Estado de São Paulo. Na entrevista, ele defendeu a união dos estados do Sul e Sudeste contra o Nordeste. As falas mereceram repúdio do Consórcio do Nordeste, em carta assinada por Azevêdo.

Azevêdo confirmou presença no evento, assim como 18 outros gestores estaduais, segundo contagem da manhã desta quinta. Do Nordeste, além do governador da Paraíba, confirmaram presença Raquel Lyra (PSDB), de Pernambuco; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, e Carlos Brandão (PSB), do Maranhão. Zema, que já se colocou como pré-candidato à Presidência da República, em 2026, comparou a Região Nordeste a uma vaquinha que produz pouco. Ele tenta herdar os votos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi tornado inelegível.

Das 2 mil obras previstas para o novo programa do governo federal, 300 serão indicadas por gestores estaduais. Por conta da participação no projeto, que é uma das principais apostas do Planalto para o segundo semestre, todos os 27 governadores do país foram convidados para o evento de lançamento.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave