Judiciário
Adriano Galdino trabalha por unanimidade em nova eleição para a Mesa Diretora
26/11/2024 07:31
Suetoni Souto Maior
Adriano Galdino continuará à frente da Assembleia por mais um biênio. Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), terá o nome sacramentado em nova eleição para Mesa Diretora nesta terça-feira (26). O deputado é o único incrito para a disputa e trabalha para repetir a aprovação unânime ao seu nome no pleito antecipado, assim como ocorreu no início da legislatura, no ano passado. A única dúvida em relação aos votantes dizia respeito ao deputado estadual Wallber Virgolino (PL), mas o parlamentar também faz parte da chapa registrada para o novo mandato.

Em conversa com o blog, Galdino evitou cravar um resultado. “Pode ser que algum parlamentar esteja em viagem”, disse, garantindo em seguida que cumpriu com todos os compromissos com seus pares desde que passou a figurar como presidente da Casa. Este será o quinto biênio em que o mandatário estará à frente do Legislativo paraibano, o que representará 10 anos até janeiro de 2027, mês anterior à posse dos parlamentares a serem eleitos em 2026. O primeiro mandato assumido por ele como presidente foi para o biênio 2015-2016.

A decisão de realizar nova eleição decorre da insegurança jurídica surgida após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter considerado inconstitucionais as antecipações de votações para o segundo biênio nas assembleias de três estados (Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe). Os casos são muito similares ao paraibano, já que em 2023 foram eleitas as mesas diretoras para o primeiro e o segundo biênio, esta última de forma antecipada. Como o caso paraibano será julgado pela Suprema Corte, com parecer contrário da Procuradoria-Geral da República (PGR), os deputados paraibanos decidiram antecipar o pleito.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni