O atual presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), é o único inscrito, até agora, para o comando da Assembleia Legislativa vidando o primeiro biênio que se inicia em 1º de fevereiro deste ano. Uma sucessão de fatos foi necessária para isso, dentro de um projeto traçado ainda durante a campanha eleitoral. Para o segundo turno das eleições, o Republicanos buscou com o governador João Azevêdo (PSB) o compromisso de apoio às pretensões do partido de se manter no comando do Legislativo paraibano.
Para o primeiro biênio, o deputado Tião Gomes (PSB) foi inscrito como 1º vice-presidente. Ainda compõem essa chapa Júnior Araújo (PSB), como 1º secretário, e Fábio Ramalho (PSDB), como segundo secretário. O presidente tem alinhavado o apoio de 35 deputados, sendo 13 deles novatos na Casa. O último a embarcar no projeto foi Hervázio Bezerra, que se mostrava resistente à busca por unanimidade encampada por Galdino. O acordo foi selado nesta semana, com a possibilidade de o parlamentar conquistar os 36 votos possíveis.
Caso isso se concretize, a porta estará aberta para a antecipação também do segundo biênio, o que poderá concretizar o projeto do deputado de passar dez anos no comando do Legislativo Estadual.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni