Judiciário
Acusada de compra de voto, prefeita de Mari é alvo de ação e pode ter seu mandato cassado
09/04/2025 17:06
Suetoni Souto Maior
Fonte: Prefeitura de Mari

A prefeita de Mari, Lucinha da Saúde (PSD), eleita nas eleições municipais de 2024, está na mira da Justiça Eleitoral. Ela é alvo de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que tramita na 4ª Zona Eleitoral de Sapé. A gestora é acusada de praticar abuso de poder econômico e político, além de compra de votos e assédio eleitoral.

A denúncia foi protocolada por Paulo Castor dos Santos, adversário político da atual gestão. Ele sustenta que a prefeita, com apoio de aliados, teria utilizado a máquina pública para favorecer sua candidatura. O documento menciona ainda o uso indevido de programas sociais e o oferecimento de dinheiro, promessas de emprego e até bens materiais em troca de votos.

Um dos trechos mais contundentes da denúncia envolve a vereadora Vania di Zu, aliada de Lucinha. Segundo relato anexado ao processo, Vania teria doado uma motocicleta Honda POP 100, de cor preta, ano 2009, com todos os documentos e chave, com o objetivo de garantir votos para si e para a prefeita.

“Que a vereadora Vania di Zu me deu uma moto […] no intuito de que eu votasse nela e na candidata à prefeita Lucinha da Saúde […]”, diz o trecho do depoimento. O eleitor afirma ainda que, ao mudar de opinião e decidir não votar em Lucinha, ofereceu-se para devolver o veículo, mas não recebeu qualquer orientação para isso — ficando com a moto.

Além da prefeita e da vereadora, a parlamentar Nice do Assentamento também foi citada como cabo eleitoral envolvida na suposta compra de votos. O processo menciona ainda o ex-prefeito de Mari, Antonio Gomes, que teria gasto cerca de R$ 10 milhões em ações assistencialistas no período eleitoral, supostamente para favorecer os então candidatos Lucinha da Saúde e Severino Pereira.

O caso segue em tramitação e pode resultar na cassação do mandato da prefeita, caso a Justiça entenda que houve violação da legislação eleitoral. Lucinha, até o momento, não se pronunciou oficialmente sobre as acusações.

O blog entrou em contato com a prefeita, mas não recebeu retorno em relação à ação.

Por: Beatriz Souto Maior

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave