Legislativo
A Paraíba tem 223 municípios, mas número de prefeitos que os candidatos ao Senado dizem ter se aproxima dos 300
28/04/2022 08:53
Suetoni Souto Maior
Segurança das urnas é contestada por grupos políticos que disputarão as eleições deste ano. Foto: Antônio Augusto/TSE

A aritmética parece não ser o forte dos candidatos ao Senado, na Paraíba. Na ânsia para mostrar força, os postulantes têm anunciado o carreamento de prefeitos/apoiadores a níveis, aparentemente, fora da realidade. A Paraíba tem 223 municípios, mas o número de apoiadores das pré-candidaturas postas, somadas, se aproxima dos 300. A lista dos postulantes que se vendem como detentores dos apoiamentos importantes inclui os deputados federais Efraim Filho (União Brasil) e Aguinaldo Ribeiro (PP), além de Bruno Roberto (PL).

O “dono” da maior fatia de prefeitos, na Paraíba, é Efraim Filho. Ele contabiliza 125 prefeitos/apoiadores. O parlamentar foi o primeiro a se lançar no projeto visando as eleições para o Senado. Por conta disso, ainda no início do ano passado, ele partiu em busca de apoios. Na época, atuava na base aliada do governador João Azevêdo (PSB). Os dois romperam recentemente e Morais seguiu para o apoio à postulação de Pedro Cunha Lima (PSDB).

Outro nome na lista é Aguinaldo Ribeiro. Ele não oficializou a candidatura, ainda, mas assessores próximos dizem que o parlamentar vai aceitar o convite do governador João Azevêdo para compor a chapa governista. O parlamentar tem o apoio estimado de 80 prefeitos, apesar de não ter verbalizado, até agora, essa marca. Eles dizem que a vantagem em relação aos outros postulantes é o tamanho dos municípios administrados por aliados. Só João Pessoa, gerido por Cícero Lucena (PP), tem mais de 800 mil habitantes. Tem ainda Cajazeiras, com 62 mil habitantes.

Quem vem correndo por fora é Bruno Roberto. O filho do deputado federal Wellington Roberto (PL) tem centrado a campanha dele no apoio ao presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido. Nesta quarta-feira (27), ele deu entrevistas alegando ter o apoio de 70 prefeitos, mas garante que este número chegará a 100 até a eleição. O problema disso tudo é que 125 + 80 + 70 é igual a 275. E essa é uma conta que não fecha.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave